O mito da impermeabilização em pedras decorativas

O mito da impermeabilização em pedras decorativas
14 de março de 2017 Reyna Miranda

O mito da impermeabilização

É interessante dizer que a impermeabilização em pedras decorativas é desnecessário, ainda mais em áreas externas.

Sim, desnecessariamente desnecessário!

A resina acrílica ou silicone irá criar um tipo de camada plástica sobre a pedra. E esta camada irá sujar com o tempo, normalmente, como se não estivesse lá. O fato é que não há produto de limpeza que limpe essa impermeabilização, o que deixa a pedra com aspecto velho e bem feio.

Se a pedra estiver natural, com o Pedra Limpa (R$ 45,00 o galão de 5 litros) você a manterá como nova, e com facilidade. Pode usar também, além deste produto específico, sabão em pó comum e detergente neutro.

A frequência de lavagem? Varia muito de local pra local. Aqui em frente à nossa loja, a calçada com Miracema lavamos a cada 3 ou 4 meses.

 

Outro ponto negativo é que se aplicada resina impermeabilizante em pedras de calçadas, como a Miracema, irá deixar a pedra escorregadia. Em pedras de piscinas então, é pior, pois ela perde sua característica atérmica e aquece muito sob sol forte, além de ficar escorregadia tornando o deck um local perigoso.

A ideia do revestimento com pedras naturais é eliminar pinturas e ter pouca manutenção. Pense, se vc pintar a pedra com silicone ou resina acrílica terá de fazer sempre e ainda assim não terá a beleza completa do revestimento.

Há exceções como a Pedra Ardósia e o Arenito lixado, para revestimento de piso interno, ou parede. Esta pedra aceita bem a resina acrílica, porém para mante-la sempre com brilho é necessário a limpeza com cera liquida a base de água. Na parede basta apenas resinar uma vez.

Na boa? Eu não aplicaria. Pra quê mudar a natureza?! 🙂

Filete de Ardósia ferrugem 5 cm x comprimentos variados

Ardósia ferrugem 40×40 cm

fonte: http://www.pedrasprudente.com/single-post/2016/04/18/O-mito-da-impermeabilização